Como Pokemon GO ajudou a reduzir o numero de suicídios

A Niantic Labs lançou no verão passado o jogo Pokemon GO. Ele apresenta um modo de jogo diferente dos outros chamado de AR, ou simplesmente realidade aumentada. Essa jogabilidade incentiva pessoas a saírem de casa para pegar seus pokemons ao ar livre no mundo real. Nos últimos meses, foram feitas varias pesquisas sobre os benefícios do jogo principalmente em relação a saúde. Jogadores de pokemon go costumam andar 1 milha a mais que outros usuários que não jogam. Atualmente o jogo não só parece incentivar as pessoas a serem saudáveis mas também contribui para a diminuição da taxa de suicídios em áreas populares.

Pokemon: Girafarig
Como a pesquisa menciona, um penhasco em Tojinbo tinha o costume de ser visitado por pessoas que queriam desistir da vida. Depois de Pokemon GO, a área agora é visitada por jogadores em busca do pokemon Girafarig, que tem o habito de aparecer por ali.

Sobre Tojinbo, é um conjunto de penhascos rochosos que formam uma paisagem natural ao longo do mar no Japão, próximo a prefeitura de Fukui. A rocha vulcânica vertical está inclinado contra as ondas particularmente intensas da região transformando o cenário em uma cena deslumbrante. No entanto, o local tem sido lembrado por seu lado sombrio justamente por ser usado continuadamente para se cometer suicídios.

A pesquisa mostra que em 2014 foram cerca de 7 suicídios, e que esse numero tinha aumentado para 12 e 14 nos próximos dois anos respectivamente. Porem, nos últimos meses ( quando provavelmente passou a spamar pokemons na área ) o índice chegou a 0 suicídios. Uma mudança muito significativa.

Com o resultado desses spaws de pokemons, os jogadores começaram a visitar e até a acampar nessa região mudando a rotina do local. Alem do jogo existe um trabalho local tentando aumentar a patrulha e evitar que pessoas cometam suicídio no local.

Fonte: ItecPost